terça-feira, 8 de novembro de 2011

Intervenções pedagógicas nas dificuldades de aprendizagem, estudos de reunião pedagógica.

Ontem aconteceu a 4ª reunião pedagógica do ano de 2011. A pedagoga Cristina Rios e a orientadora educacional Maria Luiza Costa, trabalharam com professores dos turnos manhã e noite uma questão que há muito vem preocupando nossas educadoras: A adaptação curricular e os alunos com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem acentuadas.
Para isso buscaram referenciais teóricos sobre o assunto e propuseram  aos professores, uma investigação dialógica com o intuito de refletir e articular questões de nossa prática educacional em relação aos teóricos estudados.

Professores da manhã
A reunião teve início com dinâmica para envolver os professores e ajudar a acordar. Na foto a seguir professores da noite analisando seus textos.
Professores da noite
Foram oferecidos três textos para reflexões em grupo; após, os resultados deveriam ser apresentados ao grupão em um documento produzido nos notebooks distribuídos às equipes.
 

Foram estudados os seguinte textos :
1- Intervenções pedagógicas nas dificuldades de aprendizagem.
    Autora: Profª Iara Silvia Arfelli Martins

2- A intervenção psicopedagógica na parceria com os professores.
    Autora: Ana Sílvia Borges Figueiral Coelho

3- Alunos com necessidades educacionais especiais(NEEs): avaliar para o   
    desenvolvimento pleno de suas capacidade.
    Autoras: Tereza Liduina Grigório Fernandes e
                    Tania Vicente Viana

Professores da noite
A supervisora do turno da tarde é a pedagoga Vilma Andréia Patrício que nessa reunião escolheu como tema Jogos matemáticos.
Para tal selecionou os jogos existentes na escola  para que juntamente com as professoras planejassem o uso deles em suas aulas.

Vilma Andréia de pé.



Alguns jogos pertencentes ao acervo escolar usados na reunião:
  • Cubos de frações
  • Barras de frações
  • Régua de frações
  • Ábaco aberto
  • Material dourado
  • Tangran
  • Mosaico geométrico
  • Material Cuisenaire
Em duplas as professoras estudaram os objetivos dos jogos apresentados e as possibilidades de aprendizagem através deles. Cada dupla apresentou a conclusão de seus estudos às demais.


As professoras de matemática Janaína Namorato e Wiliana Silvano ambas do quadro de professores da escola, participaram da reunião com as professoras da tarde dando contribuição quanto aos conhecimentos matemáticos.


"A matemática não mente. Mente quem faz mal uso dela".
Albert Einstein

"A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo".
Pitágoras

A orientadora Maria Luiza Costa indicou aos professores dos três turnos, assistirem o filme COMO TODA ESTRELA NO CÉU, TODA CRIANÇA É ESPECIAL. Distribuiu cópias do filme e deixou uma atividade para ser realizada oferecendo material para assunto de reflexão para a próxima reunião.

Para casa:
1-Assista o filme.
2-Avaliando...
  1. Os assuntos discutidos na reunião pedagógica e o filme assistido contribuíram para sua formação enquanto educador? Justifique.
  2. Analisando a nossa realidade escolar (E.M.ProfªCarmelita Guimrães), o que você acha que vivenciamos mais entre nossos alunos? Dificuldades de aprendizagem ou deficiências( intelectual, visual, auditiva, motora, múltipla, etc. )? Justifique sua resposta.
  3. Quais as intervenções pedagógicas que podemos sugerir e viabilizar em nossa escola?

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou autora de um dos textos utilizados por vcs na reuniao pedagogica. Muito me envaideceu por ter contribuido com o trabalho de vcc. Deus os abencoe e q vcs possam sanar e pq nao dizer erradicar o fracasso escolar da escola de vc.
Abracos.
Iara
isarfelli@hotmail.com