Biografia de Carmelita Guimarães


Carmelita Guimarães nasceu no dia 08 de setembro de 1881, em Cataguases, onde residiu durante muitos anos. Era filha de Francisco Avelino Guimarães e Maria Theodora Mendonça Guimarães. Teve apenas um irmão, Astolfo Reinaldo Guimarães, que foi seu professor. Nunca se casou preferindo ficar solteira para melhor dedicar-se ao apostolado do magistério.
Ficando órfã ainda jovem, apesar de ter parentes sinceros e dedicados, construiu numerosa família entre seus alunos, alunas, colegas de trabalho e diretores; com todos conviveu dando o máximo de si em afeição, carinho, amizade e amor além da primorosa educação.
Foi uma mulher de grande cultura, dona de muitas virtudes, que tornaram sua alma de grandeza impressionante.
Estudou quando criança no Colégio São Diniz Malta e no Externato Dona Francisca Santos, sempre se revelando pela sua inteligência e dedicação aos estudos. Terminando brilhantemente o curso de magistério, iniciou de imediato a carreira que escolheu. Começou lecionando para o Curso Primário não somente em Cataguases como também em Miraí e Guidoval que na época eram distritos de Cataguases.
Mais tarde convidada pelo então diretor do Ginásio de Cataguases Sr. Antônio Amaro, lecionou durante 17 anos para os cursos ginasial e normal. Durante 18 anos lecionou na Escola Normal Nª Sª do Carmo, onde exerceu também o cargo de Inspetora Escolar.
No ano de 1946 foi para o Rio de Janeiro. Lá aprimorou-se e registrou-se nas matérias de sua predileção: Português e Geografia, tendo lecionado as referidas matérias durante 07 anos no Instituto Guanabara e no Ginásio Itamaraty, fundado naquela época.
Em todos os estabelecimentos de ensino em que atuou, demonstrou sua intensa vocação para o magistério, tendo sido educadora exemplar, deixando nos corações de seus ex-alunos marcas de sua abnegação, humildade, compreensão e amor, motivo pelo qual, sempre foi extremamente querida e constantemente procurada pelos mesmos em sua residência, onde sabia receber muito bem.
Por tudo isso foi que em 1965 a pedido do Deputado Estadual Dr. Geraldo Martins Silveira, seu nome foi escolhido, merecidamente, para patrona de um grupo escolar, fundado em Cataguases, pelo decreto nº8476 de 06.07.1965,do Sr. Governador de Estado de Minas Gerais, o Exmo. Sr.Dr.José de Magalhães Pinto.
O estabelecimento recebeu a denominação de "Professora Carmelita Guimarães".
São de dona Carmelita Guimarães estas belas palavras pronunciadas em um de seus discursos aos alunos: "Poucos prazeres a vida oferece que se possam comparar ao do saber".
Para homenageá-la pelos seus dotes relevantes, uma de suas ex-alunas, Vivaldina Queiroz Martins, fez linda letra para o hino oficial do Grupo Escolar "Professora Carmelita Guimarães", a qual se juntou, a não menos maravilhosa música do saudoso maestro Rogério Teixeira de Miranda. Eis o estribilho do hino:

Deus te salve, ó mestra erudita,
Que passaste tua vida a ensinar,
   Tua estrada é uma senda bendita,
Que com os livros iremos trilhar!

Depois de lutar durante algum tempo com uma enfermidade que a maltratava, Carmelita faleceu deixando-nos tristes e inconsoláveis no dia 27 de agosto de 1972. Ela ficou em nossos corações como símbolo vivo de amor ao magistério. Pessoas como dona Carmelita Guimarães não morrem, perpetuam-se. E o tempo não consegue apagar seu nome e tão pouco desfazer suas obras.

Antônia de Quaresma
1970


Por Maisa Fernandes