segunda-feira, 21 de novembro de 2011

8º ano rosa da E.M.Profª Carmelita Guimarães visita a Transitolândia

A Catrans e a Polícia Militar promoveram neste segundo semestre um concurso de desenhos e redação para estudantes. O objetivo do concurso e das visitas da equipe às escolas foi o desenvolvimento de um trabalho na prevenção como meio de preservação da vida, trabalho esse em relação ao trânsito.
No quesito redação a vencedora foi nossa aluna Alexandra Teixeira de  Oliveira do 8º ano rosa.
Como prêmio Alexandra visitou a Transitolândia em Juiz de Fora com direito a levar toda a sua turma. Nas fotos a seguir temos vários momentos dos estudantes durante o passeio que foi do agrado de todos eles.

8º ano na Transitolândia
O que é Transitolândia?

É uma cidade mirim, com ruas, praças, postos de gasolina, semáforos e veículos (bicicletas e velocípedes), destinada a educar e preparar as crianças em idade escolar para a rotina diária no trânsito.
Através de excursões promovidas pelas escolas, as crianças na Transitolândia recebem os primeiros ensinamentos de como atravessar ruas, do conceito de mão e contramão, do significado dos sinais de trânsito, dos sinais e apitos dos guardas, das placas de sinalização e outros, participando ativamente nas aulas descontraídas e soltas ministradas pelos policiais-militares da Companhias de Trânsito da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG).

A turma num passeio ciclístico



No período de agosto e setembro policiais visitaram nossa escola e realizaram palestras, conversas informais e esclarecedoras para as turmas desenvolvendo a campanha na nossa escola como em outras na cidade.
Parque na Transitolândia
A turma aproveitou desse belo espaço desconhecido de todos até então. Foi um dia de passeio e aprendizado em relação ao trânsito.

Momento de descontração
Até uma capela existe na Transitolândia que serviu de fundo para muitas fotos dos jovens.

Nessa foto temos a professora Fátima Matias e a orientadora Maria Luiza Costa que juntamente com a diretora acompanharam os jovens nessa viagem.

A vencedora Alexandra Teixeira ao lado da diretora Adriana Ruy.

Trânsito livre sem atropelos

A solução para os problemas que o trânsito oferece, vai muito além do que as simples construções de vias de acesso, alargamentos de vias, construções de pontes, etc. Não existe fórmula concreta para a solução, não será uma atitude isolada que solucionará tal problema. Precisamos construir a via de educação, educar não só os motoristas, mas também os cidadãos.
Cuidado quando você for atravessar a rua! Olhe e obedeça a sinalização! Com certeza você já ouviu alguma frase dessas. Afinal, desde pequenos aprendemos que o trânsito é perigoso. No início prestamos atenção, no entanto, à medida que crescemos, vamos nos acostumando com os perigos. Então, nos descuidamos e passamos por alguma situação de risco ou até sofremos um acidente, sendo assim, não podemos ficar desatentos.
Também não devemos considerar normal a violência no trânsito. Temos que abrir espaço no vaivém de carros, pedestres, ciclistas e motociclistas, para a paz e solidariedade. 
Quando vamos sair de casa, precisamos sempre lembrar de tudo o que aprendemos sobre o trânsito, porque ele é mesmo perigoso.
A paz no trânsito é possível quando trabalhamos em equipe! Como isso pode ser feito? 
Para aprender basta comparar o trânsito com uma partida de futebol. O objetivo do futebol e o gol. No trânsito, a meta é chegar aonde queremos sem faltas, infrações ou acidentes. E a paciência, calma e consideração são jogadas de mestre, mas infelizmente, existem motoristas que gostam de andar em alta velocidade, dirigem com imprudência e avançam o sinal vermelho. Como também existem pedestres que não atravessam a rua com cautela, sobem no ônibus em movimento e muitas vezes, não atravessam a rua na faixa de pedestres. Eles formam a equipe que nunca ganha, pena que esses jogadores não deixam apenas de conquistar partidas, campeonatos nacionais ou copas do mundo. Eles perdem algo muito mais precioso que é sua própria vida ou colocam em risco a vida de outras pessoas.
Você que ainda não dirige, também pode ajudar. Passe adiante o que sabe sobre como prevenir acidentes e nunca esqueça o que você aprendeu sobre o trânsito. Assim, você evita acidentes, preserva sua vida e de outras pessoas, além de colaborar para um trânsito mais solidário. 
Viva um trânsito livre sem atropelos!

Parabéns Alexandra; não é a primeira vez que você ganha um concurso de redação, torcemos para que desenvolva cada vez mais essa capacidade e quem sabe usando-a profissionamente.

Nenhum comentário: