sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Plano de ação da chapa 1 da E.M.Profª Carmelita Guimarães

Prefeito Willian Lôbo

Eleição de diretores para as escolas municipais de Cataguases foi uma promessa de campanha do atual prefeito Willian Lôbo. Pois é, o ano de 2010 será encerrada com esta promessa concretizada.
No próximo domingo dia 05 de dezembro acontecerá a eleição; para tanto todas as escolas municipais estão em momento de campanha. Aqui na E. M. Profª Carmelita Guimarães foi apresentada somente uma chapa propondo a professora Adriana Gomes Ruy de Almeida como diretora e o professor Sebastião Geraldo Lucindo como vice-diretor.
Para organização destas eleições, em cada escola foi montada uma COMISSÃO INDICADORA DEMOCRÁTICA que em nossa escola ficou assim constituída:

Presidente:
Leila Cristina C. dos Santos(secretária da escola)

Representante dos pais:
Paulo Sérgio da costa
Lenira Esméria Amorim Nóbrega

Representate dos professores:
Maísa Aparecida Fernandes
Wiliana de Oliveira Silvano

Representante dos estudantes:
Maria Luiza da Silva
Rita Aparecida Coelho Pereira

Representante do quadro administrativo:
Leila Cristina C. dos Santos
Elza Maria Sirino Dias

Adriana e Sebastião(candidatos)
Em reunião na última sexta-feira ambos apresentaram à comunidade escolar a proposta de trabalho da chapa 1.

Plano de Ação da Chapa 1

Introdução

A Escola para ter um bom desenvolvimento em todos os aspectos, o processo de transformação deverá ocorrer de modo democrático. Isto faz com que os educandos se transformem moral e intelectualmente, contando com o apoio do corpo docente, equipe pedagógica e segmentos da sociedade.
A escola atual exige que o diretor assuma a liderança no conjunto das ações gerenciais (financeiras, administrativas e patrimoniais) e pedagógicas que realizam no âmbito escolar.
Com o trabalho em equipe todas as idéias passam a ser realidade, os problemas são resolvidos com mais facilidade e todos seguem o mesmo objetivo, o sucesso do processo educacional.

Justificativa

O momento de planejar é muito importante para a instituição escolar. O Plano de Ação é planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado.
Sabendo que cada escola possui uma realidade diferente, propomos a implementação de projetos que incorporem os diferentes "olhares" presentes no dia a dia da escola através da participação dos professores, alunos, funcionários, especialistas e, principalmente, a família, parte importante na formação do aluno, sobre os melhores caminhos para a escola.
Esperamos contribuir nesse processo de construção de uma escola autônoma e democrática, com a apresentação de um plano que garanta a operacionalização do planejamento participativo.

Direção (Chapa 1)

Diretor: Adriana Gomes Ruy de Almeida
Vice-diretor: Sebastião Geraldo Lucindo

Ações

  • Capacitação profissional dos docentes através de palestras, reuniões pedagógicas, dinâmicas de grupo, troca de experiẽncias, além de estimulá-los a estar sempre em busca de novos conhecimentos;
  • Projeto recuperação/reforço;
  • Implantação de projetos: Prevenção ao uso de drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, meio ambiente, conservação patrimonial, sala ambiente e sala de informática;
  • Através de reuniões pedagógicas, conscientizar os professores da necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo, dessa forma, um ambiente estimulador e agradável. Uma pedagogia centrada no aluno e não nos conteúdos;
  • Conscientização dos docentes sobre a importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos;
  • Conscientização dos docentes sobre o valor da avaliação como parâmetro diário para um planejar constante e não como medida de valor inflexível;
  • Conscientização dos docentes sobre a importância da construção de um currículo adequado ao aluno do período noturno(EJA/EJA-FIC);
  • Através de reuniões, manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma escola de qualidade;
  • Utilização da biblioteca(estímulo à leitura);
  • organização de uma bateria para o sete de setembro;
  • Feira Cultural;
  • Organização de equipes esportivas para representar a escola nas competições escolares municipais e regionais;
  • Avaliação e controle da qualidade do ensino-aprendizagem;
  • Palestras dirigidas aos alunos do período noturno para que os mesmos possam, através de informações atuais, sentir-se estimulados a frequentar as aulas, percebendo que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam enfrentar um mundo globalizado, onde a mudança se faz diariamente.
Cronograma

As metas deverão ser cumpridas no prazo de duração do mandato de diretor, quatro anos de acordo com a resolução nº 01/2010.

Conclusão

A educação é um processo a longo prazo. É uma ação solidária onde a troca e a reciprocidade constitui sua essência. A partir da consideração dessas práticas e da realidade da escola que esse plano de ação foi elaborado, onde ofereceremos condições aos nossos alunos de serem participativos no contexto escolar, valorizando-os e tornando-os através da educação, cidadãos conscientes e preparados para a sociedade.

Observação

Este planejamento é flexível, podendo ser modificado de acordo com a necessidade.

Até domingo.

Nenhum comentário: