segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Testemunha tranquila de Stanislaw Ponte Preta





O link acima é para atividade de Língua Portuguesa com a professora Fátima e as turmas de 8º ano. Bom proveito moçada!

Por Maisa Fernandes

Sensibilizando os jovens para curtir com segurança o carnaval

Recebemos a visita da psicóloga Rita Chaves e do assistente social Wagner Lopes para palestras esclarecedoras com os estudantes do 6º ao 9º ano sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis.


Rita e Wagner são profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e criaram esse projeto levando-o às escolas antes do carnaval, data essa que tanto jovens quanto adultos se entregam às comemorações.






Para melhor aproveitamento da palestra achou-se melhor separar meninas de meninos.
Parabenizamos nossos jovens para participação.     

Agradecemos à Rita e ao Wagner a ocupação com nossos jovens cataguasenses.

Desejamos a todos nestes dias de carnaval, festejos alegres, sem excessos porque na quarta-feira de cinzas a vida volta ao normal.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vem aí o tablet

Isto é um tablet. Computador portátil de menos de 1kg que guarda todas as necessidades dos estudantes. Esta novidade já está chegando nas escolas brasileiras para substituir apostilas, cadernos, livros, revistas, jornais e uma infinidade de materiais didáticos comumente usados.
Várias instituições de ensino já estão começando a fazer uso do aparelho objetivando facilitar o acesso às informações e tornar as aulas mais dinãmicas e interessantes.
Algumas escolas já estão preocupando-se em limitar o acesso a redes sociais através do tablet para não prejudicar o rendimento das aulas.
Em Belo Horizonte, estudantes do Ensino Médio estão recebendo autorização da direção escolar para usar plenamente seus tablets que ainda é uma novidade e não caiu no uso geral.
A Pearson, empresa internacional que produz produtos educacionais on line está em parceria com o Sistema Educacional Brasileiro e pretendem oferecer 15 mil tablets a estudantes  do Ensino Fundamental e Médio de 18 escolas brasileiras a partir de abril deste ano. É a introdução experimental do tablet na vida escolar dos jovens brasileiros.
Modernidade! Desejo estar aqui para ver nossas escolas equipadas com esta novidade e nossos estudantes com maior interesse desfilando com seus tablets pela escola.
Para ler a matéria com detalhes visite o site http://g1.globo.com

Por Maisa Fernandes

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Oi 2011! Estamos de volta à escola.

Iniciamos o ano letivo de 2011.
Dia 1º: Aconteceu nas escolas municipais reunião dos diretores com seus professores dando boas vindas, apresentação de propostas de trabalhos para o ano, solução de dúvidas e distribuição dos professores em suas turmas.

Diretora Adriana com professoras

Dia 2: Aconteceu uma capacitação para todos os profissionais do Sistema Municipal de Ensino no Cine Edgard. O palestrante foi o professor e pedagogo Geraldo Peçanha de Almeida que com sua experiência educacional e formação acadêmica, nos levou a refletir sobre a atuação do professor na atualidade, nossa relação com os estudantes e a família, os demais profissionais da escola também como educadores, bem como vários outros aspectos da vida escolar. Geraldo demonstrou ter uma vivência ativa na educação desde que inicou sua vida profissional. Convidamos a uma visita a seu site no link acima.

Profissionais da educação na palestra

Dia 3: Retorno às aulas com recepção à turma de 6º ano que são novos no turno da manhã.



Nossa dica para todos em 2011:

"O homem livre é aquele que não tem medo de ir até o fim de seu pensamento!"
                                                                                                            Leon Blum
Postado por Maisa Fernandes

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Palavras da pedagoga Cristina Rios

Pedagoga Cristina Rios

Eu quero agradecer  a todos os educadores do 1º turno, 3º turno e 5º Turno da E. M. Professora Carmelita Guimarães que não mediram esforços  e dedicação na realização de todos os projetos e atividades  planejados  pela escola e os  projetos externos que a Secretaria Municipal de Educação nos convidou a participar.
Muitas atividades e projetos foram registrados  neste blog criado pela competente e criativa  instrutora de informática Maísa. Todos nós educadores agradecemos o carinho, amizade e por todos os registros neste  blog. É um prazer  e satisfação ver os trabalhos realizados.
Obrigada Maísa por nos proporcionar esta alegria de ver nossos trabalhos realizados e também saber que podemos ser exemplo para outras instituições escolares.  Você é merecedora dos nossos aplausos.

                                                                                        Cristina Rios

Por Maisa Fernandes


Formatura do PROERD 2010

Em dezembro passado aconteceu a formatura do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas. Como já falamos em postagem anterior o programa é coordenado pelo Cabo Jorge e realizado nas escolas de Cataguases. A cada seis meses acontece formatura de uma turma de estudantes de determinadas escolas. Seguem algumas fotos da formatura de dezembro de 2010:

Estudantes com suas madrinhas

Juramento




Cabo Jorge despedindo-se dos jovens
Este tem sido um trabalho bonito e de significado para nossa sociedade. Um policial tendo acesso aos jovens de forma amiga e educativa mostrando-lhes caminhos difíceis ou bons dependendo das opções que farão em suas vidas.
Ao Cabo Jorge nossos parabéns!

Por Maisa Fernandes