quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Casa da Leitura de Cataguases recebe jovens contadores de história da E.M. Profª Carmelita Guimarães

Jovens estudantes do 6º ano visitaram o PROLER para realização de oficinas de contação de histórias.


Acima temos as educadoras do PROLER de Cataguases: Milena, Flávia, Eliane e Norma.
Abaixo temos os jovens: Sabrina, Mateus, Camila, Clara e Rafael. Entre Clara e Rafael, eu Maisa.
Venho trabalhando com esses jovens na área de contação de histórias. Somos um grupo de contadores de histórias da E.M.Profª Carmelita Guimarães e já temos nome escolhido por eles: JOVENS GRIOTS.
Desejamos dar maior enfoque às histórias da Literatura africana por isso o nome que escolhemos.
Solicitamos à Eliane coordenadora do PROLER oficinas sobre contação de histórias para que o grupo enriqueça seus conhecimentos.


Primeiro fomos apresentados à Casa da Leitura na Chácara Dona Catarina, atual sede do PROLER. Conhecemos as dependências da casa com a Biblioteca Ascânio Lopes que também está funcionando no mesmo local.


Num segundo momento ouvimos esclarecimentos da Eliane sobre histórias, dicas para contação e nos mostrou as várias maneiras usadas para se contar uma história.


Como parte das oficinas os jovens observaram, manusearam, brincaram, enfim familiarizaram-se com alguns instrumentos de contação de história do acervo do PROLER.


Em duplas os estudantes escolheram uma história e a apresentaram. Manuseram muitos livros legais, bonitos e com histórias interessantes. Com estilo próprio cada dupla apresentou suas história.


Rafael e eu apresentando nossa história.   


Sabrina e Mateus fizeram uso de imagens para contar história de bailarina.


Clara e Camila contando uma história surpreendente e divertida.


Como brinde, a oficina foi encerrada com Milena contando a linda história de Sherazade e as mil e uma noites. Ficamos encantados.
Passamos momentos muito agradáveis nessa oficina na Casa da Leitura. Além dos conhecimentos adquiridos tivemos também um lanche delicioso.
Obrigada equipe do PROLER.

Nenhum comentário: