segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Projeto Folclore

Alunos atendidos:
Educação Infantil , 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Professores envolvidos:
  • Alessandra Lourenço Messias
  • Ana Gabriela de Almeida
  • Eliene Mendes Garonce
  • Leila Aparecida de Souza Santos
  • Margareth Pereira Vieira
  • Marlete da paixão Ferreira
  • Mônica Aparecida Cruz Agrellos da Silva
  • Wânia Resende Romanhol
  • Zilá Lomeu dos Santos Gomes
Periodo de duração: Aproximadamente 20 dias em agosto de 2011

Justificativa:
É necessário revivier as mais diferentes formas de manifestações do folclore, compreendendo que os fatos históricos são importantes para uma melhor formação educacional e comunitária, pois são conhecimentos e contribuições que herdamos e trazemos para o desenvolvimento do nosso grupo social.

Folclore:
  • Significa o que o povo sabe e o que se sabe do povo;
  • Está perto da gente;
  • Todos nós somos portadores dele, Nosso Patrimônio;
  • Não precisava ser buscado em nenhum lugar distante;
  • Envolve família e comunidade;
  • Não tem autor, nunca se sabe quem fez isto ou aquilo;
  • Também é literatura e cultura;
  • Preserva tradições;
  • Transmitido de geração em geração;
  • Estudado sob os aspectos: recreativos, educacionais, intelectuais, artísticos e técnicos.
Objetivo Geral:
Valorizar nossa cultura de forma lúdica e prazerosa, ressaltando a riqueza incutida em cada gesto, símbolo, religião, situação e tradição que retrata o dia a dia do povo brasileiro nas diferentes regiões do país.

Problematização:
  • O que sabemos sobre o folclore?
  • O que queremos saber?
Detonador:
Cada professor fará o seu com bastante criatividade.

Desenvolvimento:
Fazer a adaptação de acordo com os eixos(Educação Infantil) de acordo com os planejamentos(Ensino Fundamental).

Objetivos Específicos:
  • Conhecer o que é folclore e sua origem;
  • Desenvolver a atenção e o raciocínio;
  • Desenvolver a oralidade;
  • desenvolver a criatividade;
  • Resgatar a importância do folclore para nossas vidas;
  • Identificar personagens do Folclore;
  • Conhecer as manifestações folclóricas;
  • E outros que a professora julgar oportuno.
Ítens a serem trabalhados:
  • Objetos ou atos que dão azar ou sorte;
  • Adivinhas e enigmas;
  • Apelidos típicos;
  • Anedotas;
  • Artesanato;
  • Artes;
  • Assombrações;
  • Bebidas e comidas típicas, temperos;
  • Brincadeiras infantis;
  • Brinquedos;
  • Cantigas;
  • Contos, fábulas e lendas;
  • Crendices, penitências, superstições e simpatias;
  • Desafios;
  • Ditados populares ou provérbios;
  • Danças populares;
  • Histórias ou causos que o povo conta;
  • Festas populares;
  • Frases de pára-choques de caminhões;
  • Gestos típicos;
  • Instrumentos musicais;
  • Jogos;
  • Maneiras de escolher (uni, duni, tê...)
  • Medicina popular;
  • Quadrinhas;
  • Parlendas;
  • Pregões (dizeres dos camelôs)...
  • Religiões e objetos religiosos;
  • Chás e remédios caseiros;
  • Réplicas (você lembra aquele dia? que o macaco te...)
  • Trajes típicos;
  • Trava-línguas;
  • Apresentação de grupo folclórico.
Recursos materiais:
Todo o material a ser usado na realização das atividades orais e escritas.

Recursos humanos:
Comunidade escolar.

Culminância:
Feira de apresentações

Avaliação:
  • O que deu certo?
  • O que aprendemos?
  • Como foi a participação e o envolvimento das crianças? E da comunidade escolar?
Informativo:
A 22 de agosto de 1846 a palavra FOLCLORE foi lançada na Inglaterra pelo arqueólogo Willian J. Thomas que mandou uma carta à revista "The Atheeneum" de Londres, com a finalidade de pedir apoio para levantamento de dados sobre usos, tradições, lendas e baladas regionais daquele país. Como a carta foi publicada a 22 de agosto, convencionou-se que este seria o Dia Mundial do Folclore.

                   FOLK = povo             LORE = conhecimento, saber

No Brasil, as fontes do folclore são três correntes éticas que contribuem para sua formação: o português, o índio e o negro.


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