segunda-feira, 28 de março de 2011

Reuniões pedagógicas - espaços de reflexões

A primeira reunião pedagógica do turno da tarde em 2011 aconteceu na última sexta-feira. A pedagoga Vilma Andréia da Rocha Patrício preparou uma reunião com momentos de reflexão, dinâmica recreativa, análise e estudo de textos sobre leitura e cedeu espaço para que eu Maisa, responsável pela laboratório de informática tivesse um momento de esclarecimentos e informações valiosas com as professoras.
Esta foi uma conquista significativa para nosso trabalho, terei um tempo em todas as reuniões pedagógicas para conversar com os professores de cada turno sobre a informática na educação, avaliarmos a maneira como trabalhamos em 2010 e melhorarmos nossa atuação em 2011.
Como a informática na educação é uma criança em nosso meio educativo, há dúvidas por parte dos professores quanto a maneira como ela acontece.
Estudiosos na área nos estimulam a crer que a aula no laboratório digital é um momento do professor com a turma buscar caminhos através da tecnologia para que juntos construam seus conhecimentos.
"A informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo."(Marçal Flores 1986)
Nessa oportunidade apresentei alguns recursos da informática que poderemos fazer uso para a aquisição de conhecimentos relativos a geografia, história, matemática, literatura, língua portuguesa e todas as disciplinas que constam em nossa grade curricular bem como a navegação consciente pela internet. Ofereci pequena relação de sites educativos para que façam usam neste semestre além dos que elas mesmas descobrirem. Esse foi um momento importante em nossa prática. Agradeço as pedagogas Vilma e Cristina por me permitirem esse espaço em suas reuniões.

O enfoque dessa reunião foi LEITURA, a pedagoga Vilma Andréia ofereceu às professoras uma pasta contendo  artigos, poesias, sugestões de atividades de leitura, tipos de textos e ficha técnica de alguns autores. Parte do material foi estudado na reunião através de leituras, reflexões, elaboração de textos, dinâmicas e ... lanches.
O artigo Competência leitora e cidadania da professora Kátia Lomba Bräkling nos leva a algumas reflexões sobre a pŕatica de leitura desenvolvida pela escola nos dias atuais. Ela nos questiona:
O que é, afinal, ler?
Mas ler é apenas isso?
Por que é importante ler?
O que ler - e como aprender a ler - na escola?
Em sua abordagem nos leva a pensar que a leitura e interpretação é em acordo com o repertório de significados que cada pessoa trás consigo o que levará cada indivíduo a fazer interpretação diferente de um mesmo texto, uma vez que cada um tem uma experiência ou não com o tema tratado naquela leitura.
Segundo Bräkling ler é importante na escola porque é importante fora dela, e não o contrário.

Organizando um texto
Dinâmica da teia
Concluindo dinâmica montando aranha.

 A pedagoga Vilma fez às professoras a proposta de desenvolverem um projeto de leitura ou de poesias que foi aceito e já tivemos algumas sugestões de trabalhos que em outro momento será apresentada neste blog.

"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."
                                                                               Monteiro Lobato

 
Angelita Marcal Flores
- Capacitação e Assessoria do Docente
- Gerência de ensino e pesquisa
- Campus Unisul Virtual
  Universidade so Sul de Santa Catarina - Unisul

Kátia Lomba Bräkling
-Mestra em linguística pela PUC-SP
-Professora da pós-graduação do ISE Vera Cruz
-Autora dos PCNs de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental

Nenhum comentário: