segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Produções literárias estudantis

A bibliotecária Suelly Pussente realiza trabalho com as turmas de 6º ao 9º ano e sempre tem algo interessante produzido pelos jovens.
Nestes dias trabalhou com o poema de sua autoria MEU CÃOZINHO:

A história do meu cãozinho
Foi mais ou menos assim
Eu era ainda bem pequeno
Quando alguém o trouxe pra mim.


Meu cãozinho era novo
Mas muito esperto e bonito
Corria igual cabrito


A comida do meu cãozinho
Era leite e farelo de pão
Ele estava sempre gordinho
Muito fofo e brincalhão


Quando eu ia para a escola
Ele ficava a ganir
Farejando ele sabia
Que eu não estava lá


Agora que não sou mais criança
E não posso com ele brincar
Espero que você possa
Do meu cãozinho cuidar.

 Após conhecerem o poema, interpretá-lo juntamente com a autora, compreenderam seus sentimentos e pensamentos. Em seguida Suelly pede que transformassem o poema em prosa; a seguir temos o texto do estudante Fábio de Oliveira Silva do 6º ano 2:

Era uma vez o meu Cãozinho Bilú, quando eu ganhei ele, eu era bem pequenino.
Ele era novo, gostava muito de pular e correr pelo gramado além de ser muito esperto e bonitíssimo.
Ele comia demais, e por isso ele era muito gordinho e muito fofo e ele gostava pra caramba de brincar.
Mas quando eu ia para a escola, ele ficava triste e muito desanimado, e ficava a ganir, sabendo que eu não estava alí.
Hoje eu estou jovem e não brinco mais com ele, e eu só te peço uma coisa, cuide dele pra mim.

A seguir outro texto legal do Fábio:

Que bicho será que botou o ovo?

Um bicho chegou e botou um ovo.
Outro bicho encontrou o ovo e chamou outros bichos.
E eles se perguntaram: Que bicho será que botou esse ovo?
Os gatinhos pensaram que quem tinha botada o ovo tinha sido a mãe gata.
Os pintinhos pensaram que tinha sido a mãe galinha. E não tinha sido nenhuma das duas.
Os bichos pensaram que tinha sido o coelho que tinha botado o ovo, mas não tinha sido ele.
Aí os bichos ficaram em dúvida, e de repente, nasce um jacarezinho. 
E o jacarezinho andava com eles.

Por Maisa Fernandes

Nenhum comentário: