sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A E.M.Professora Carmelita Guimarães e o desfile de 7 de setembro em Cataguases/MG


7 de setembro ainda é uma data em que as escolas vão à praça pública e no caso de Cataguases à Avenida Astolfo Dutra, comemorarem a independência do Brasil em relação ao jugo português, com um desfile cívico.
Em nosso caso também comemoramos nesta data o aniversário de fundação da cidade, 133 anos. Algumas atividades acontecem nesta época como parte da comemoração: Exposição Filhos da Terra, que é uma mostra de artes plásticas de artistas locais; Assim nasce um escritor, livro editado anualmente com textos produzidos por estudantes de escolas públicas e particulares de Cataguases; shows musicais com bandas e DJs de Cataguases e região.
Vejamos algumas imagens da E.M.Professora Carmelita Guimarães na avenida:


Fomos a oitava escola a desfilar numa manhã agradável de fim de inverno.


Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, conduziram as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Cataguases. Tanto este pelotão quanto a bateria e as jovens estudantes do APNs, ao fundo, fizeram evoluções que deram um visual muito bonito  ao desfile, isso graças à experiência da orientadora educacional Maria Luíza Neves Costa que durante alguns dias ensaiou com as turmas.


A escola está desenvolvendo ao longo do ano o Projeto Educação Patrimonial.
Faz parte do projeto que a escola tombe um bem como patrimônio cultural cuidando dele; então elegemos o Grupo APNs, Agentes da Pastoral Negros que desenvolve diversas atividades sendo o grupo de dança o bem escolhido como também o Projeto Catatau que é um grupo de percussão.










Ambos os projetos contam com a participação de crianças e jovens estudantes da escola.
Para este desfile o grupo Catatau esteve presente dando o rítmo embelezando nosso desfile.






À frente da bateria ou Grupo Catatau, seu instrutor Sr.Rogério de Paula Avelar, que é pai de um dos integrantes e voluntariamente dirige os ensaios e apresentações do grupo. Este trabalho acontece nos bairros São Vicente e Justino em Cataguases tendo como objetivo estimular nos jovens a valorização da vida desenvolvendo seus talentos através da arte(percussão e dança).


Nesta comemoração, as escolas aproveitam para mostrar os programas municipais aos quais estão vinculadas bem como os projetos e realizações que abraçaram durante o ano.

Vice-diretor Sebastião Lucindo

Diretora Adriana Ruy

Vice-diretora Helvia Leitão















Estes três educadores dirigem a Escola Municipal Profª Carmelita Guimarães.


Por Maisa Fernandes

Nenhum comentário: