quarta-feira, 31 de março de 2010

A globalização e os avanços tecnológicos no cotidiano das pessoas


Carina Amorim e Márcia Freitas

Estamos vivendo em uma era digital, onde tudo é feito com uma tecnologia muito avançada. Hoje em dia, crianças super novinhas já tem seus próprios celulares, sabem mexer em computador e até ensinam aos mais velhos.
Com a internet, você coloca qualquer coisa(texto, imagem, vídeo, etc) e o mundo inteiro vê em questão de minutos.
Tudo a nossa volta é tecnologia, é digital. Com um simples celular, podemos acessar a internet, ver televisão, tirar fotos, filmar, enviar mensagens, enfim, é como se tivesse o mundo em nossas mãos. Mas será isso um bom negócio?
Com o mundo globalizado do jeito que está hoje e estará mil vezes mais daqui a uns anos, trará muitos benefícios e prejuízos.
Os operários das fábricas estão sendo trocados por máquinas de última geração, que fazem o serviço muito mais rápido e em maior quantidade.
As crianças estão deixando cada vez mais as brincadeiras com os amigos de lado, para fazer cursos, acessar a internet o dia inteiro, ver os programas de televisão favoritos, etc.
Essa tecnologia também é muito desigual. Pessoas ricas podem ter e comprar tudo o que querem e precisam dessa nossa tecnologia. Seus filhos têm acesso a tudo que tem de melhor e mais avançado. Os filhos deles têm maior chance de conseguir um bom emprego, serem bem sucedidos na vida.
E agora, os filhos de pessoas pobres, que ganham um salário que dá apenas para sobreviver neste mundo? Alguns conseguem um bom emprego, com muita luta, estudo e força de vontade. Mas, e os que não estudaram quando tiveram chance? Acabam indo para o caminho mais difícil, mas não é a melhor opção.
Não podemos fazer nada contra isso, pois a tendência é aumentar cada vez mais as tecnologias. Tudo será robótico, maquinário e tecnológico.
                                                 Carina Furtado Amorim - 9º ano

Este texto foi produzido em aula de geografia com a professora Márcia Freitas, quando estudavam sobre a globalização e tecnologias no mundo atual.
Sucesso para a jovem Carina e a dinâmica professora Márcia.

Por Maisa Fernandes

Um comentário:

Anônimo disse...

obrigado me ajudarão muito.