Na reunião pedagógica deste mês contamos com a presença da equipe do NAI - Núcleo de Apóio à Inclusão.
O assunto em discussão foi Adaptação curricular apresentado por sua coordenadora Jacqueline Ferreira Rodrigues e sua equipe que conta com psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais que juntos vem trabalhando apoiando as escolas no trabalho com as crianças e jovens que apresentam necessidades especiais e estão vinculadas às escolas de ensino regular.
Jacqueline Rodrigues |
Equipe de profissionais do NAI |
Professores |
ADAPTAÇÃO CURRICULAR
CURRÍCULO - É um projeto que orienta as atividades escolares proporcionando guias de ações úteis para o professor (segundo Cesar Coll).
ADAPTAÇÃO CURRICULAR - É o conjunto de modificações necessárias seja nos: OBJETIVOS, CONTEÚDOS, METODOLOGIA, ATIVIDADES, AVALIAÇÕES, para atender as dificuldades no princípio da individualização.
COMO CHEGAR À ADAPTAÇÃO CURRICULAR?
Esta adaptação é feita:
-pelo professor regente com o especialista;
-baseada no currículo;
-procurando fazer o menor número de alterações possíveis;
-tem caráter individualista, mas pode ser estendido a outros alunos caso seja conveniente.
PRINCÍPIOS DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Adaptação curricular está fundamentada em quatro critérios básicos:
1-O que o aluno deve aprender.
2-Como e quando aprender.
3-Que formas de organização do ensino são mais eficientes no processo de aprendizagem.
4-O que, como e quando avaliar o aluno.
ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRÍCULO
- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento;
- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar;
- Favorecer a participação nas atividades escolares;
- Propiciar o mobiliário específico necessário;
- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários;
- Adaptar materiais de uso comum em sala de aula;
- Adotar sistemas de comunicação alternativos para os alunos de comunicação oral ( no processo ensino-aprendizagem e na avaliação).
ADAPTAÇÕES DOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS
- Priorizar objetivos e conteúdos que sejam essenciais para aprendizagem posterior.
- Priorizar os objetivos que enfatizem a capacidade e habilidades básicos de atenção, participação e adaptação do aluno.
- Eliminar os conteúdos menos relevantes ou secundários para dar mais enfoque aos conteúdos essenciais.
- Introduzir reforço de aprendizagem e a retomada de determinados conteúdos para garantir o seu domínio.
- Sequenciar os conteúdos que requeiram processos gradativos.
ADAPTAÇÕES NOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E NAS ATIVIDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM
- Selecionar um método acessível ao aluno.
- Alterar os métodos definidos para o ensino.
- Introduzir atividades complementares para reforçar ou apoiar a aprendizagem.
- Introduzir atividades alternativas, para que o aluno realize enquanto os colegas realizam outras atividades.
ADAPTAÇÕES NOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E NAS ATIVIDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM
- Alterar o nível de abstração de uma atividade oferecendo recursos de apoio, sejam visuais, audidtivos, gráficos ou materiais concretos.
- Alterar o nível de complexidade das atividades. Ex.: Livros de Braille, computador, calculadora.
ADAPTAÇÕES NA TEMPORALIDADE
- Adaptar o período para alcançar determinados objetivos.
- Alterar o tempo previsto nos procedimentos didáticos e nas atividades.
ADAPTAÇÕES NAS AVALIAÇÕES
- Alterar se necessário as formas, instrumentos, técnicas, critérios, linguagem, ou tempo e oferecer outras oportunidades de promoção.
NÍVEIS DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR
1- Projeto pedagógico (currículo escolar):
- Adaptações nesse nível referem-se a medidas de ajuste do currículo em geral. Elas devem focalizar a organização escolar e os serviços de apoio.
2- Sala de aula:
- Adaptações nesse nível são realizadas pelo professor e destinam-se à programação das atividades de sala de aula.
3- Individual:
- Adaptações nesse nível tem como base o currículo regular e é processual de acordo com a necessidade do aluno.
DIVERSIDADE CURRICULAR
Adaptações nesse nível tem caráter funcional, são significativas e elaboradas para alunos com déficits graves e permanentes, que não consigam alcançar os objetivos, conteúdos e componentes propostos no currículo regular. Devem ser realizadas por especialistas com a ajuda da família e após uma avaliação psicopedagógica.
AS MEDIDAS CURRICULARES DEVEM CONSIDERAR OS SEGUINTES ASPECTOS:
- Ser precedida de uma criteriosa avaliação do aluno.
- Fundamentar-se na análise do contexto escolar e familiar, que favoreça a identificação dos elementos adaptativos necessários.
- Contar com a participação da equipe docente e técnica da escola e com o apoio de uma equipe psicopedagógica, se necessário.
- Promover o registro documental das medidas adaptativas adotadas.
- Evitar que as programações individuais sejam definidas com prejuízo para a escolarização do aluno, seu desempenho, promoção escolar e socialização.
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