Projeto Folclore
Alunos atendidos:Educação Infantil , 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Professores envolvidos:
- Alessandra Lourenço Messias
- Ana Gabriela de Almeida
- Eliene Mendes Garonce
- Leila Aparecida de Souza Santos
- Margareth Pereira Vieira
- Marlete da paixão Ferreira
- Mônica Aparecida Cruz Agrellos da Silva
- Wânia Resende Romanhol
- Zilá Lomeu dos Santos Gomes
Justificativa:
É
necessário revivier as mais diferentes formas de manifestações do
folclore, compreendendo que os fatos históricos são importantes para
uma melhor formação educacional e comunitária, pois são conhecimentos e
contribuições que herdamos e trazemos para o desenvolvimento do nosso
grupo social.
Folclore:
- Significa o que o povo sabe e o que se sabe do povo;
- Está perto da gente;
- Todos nós somos portadores dele, Nosso Patrimônio;
- Não precisava ser buscado em nenhum lugar distante;
- Envolve família e comunidade;
- Não tem autor, nunca se sabe quem fez isto ou aquilo;
- Também é literatura e cultura;
- Preserva tradições;
- Transmitido de geração em geração;
- Estudado sob os aspectos: recreativos, educacionais, intelectuais, artísticos e técnicos.
Valorizar
nossa cultura de forma lúdica e prazerosa, ressaltando a riqueza
incutida em cada gesto, símbolo, religião, situação e tradição que
retrata o dia a dia do povo brasileiro nas diferentes regiões do país.
Problematização:
- O que sabemos sobre o folclore?
- O que queremos saber?
Cada professor fará o seu com bastante criatividade.
Desenvolvimento:
Fazer a adaptação de acordo com os eixos(Educação Infantil) de acordo com os planejamentos(Ensino Fundamental).
Objetivos Específicos:
- Conhecer o que é folclore e sua origem;
- Desenvolver a atenção e o raciocínio;
- Desenvolver a oralidade;
- desenvolver a criatividade;
- Resgatar a importância do folclore para nossas vidas;
- Identificar personagens do Folclore;
- Conhecer as manifestações folclóricas;
- E outros que a professora julgar oportuno.
- Objetos ou atos que dão azar ou sorte;
- Adivinhas e enigmas;
- Apelidos típicos;
- Anedotas;
- Artesanato;
- Artes;
- Assombrações;
- Bebidas e comidas típicas, temperos;
- Brincadeiras infantis;
- Brinquedos;
- Cantigas;
- Contos, fábulas e lendas;
- Crendices, penitências, superstições e simpatias;
- Desafios;
- Ditados populares ou provérbios;
- Danças populares;
- Histórias ou causos que o povo conta;
- Festas populares;
- Frases de pára-choques de caminhões;
- Gestos típicos;
- Instrumentos musicais;
- Jogos;
- Maneiras de escolher (uni, duni, tê...)
- Medicina popular;
- Quadrinhas;
- Parlendas;
- Pregões (dizeres dos camelôs)...
- Religiões e objetos religiosos;
- Chás e remédios caseiros;
- Réplicas (você lembra aquele dia? que o macaco te...)
- Trajes típicos;
- Trava-línguas;
- Apresentação de grupo folclórico.
Todo o material a ser usado na realização das atividades orais e escritas.
Recursos humanos:
Comunidade escolar.
Culminância:
Feira de apresentações
Avaliação:
- O que deu certo?
- O que aprendemos?
- Como foi a participação e o envolvimento das crianças? E da comunidade escolar?
A
22 de agosto de 1846 a palavra FOLCLORE foi lançada na Inglaterra pelo
arqueólogo Willian J. Thomas que mandou uma carta à revista "The
Atheeneum" de Londres, com a finalidade de pedir apoio para
levantamento de dados sobre usos, tradições, lendas e baladas regionais
daquele país. Como a carta foi publicada a 22 de agosto,
convencionou-se que este seria o Dia Mundial do Folclore.
FOLK = povo LORE = conhecimento, saber
No Brasil, as fontes do folclore são três correntes éticas que contribuem para sua formação: o português, o índio e o negro.
Saci preso na garrafa - 3º ano |
Cantigas de roda - 1º ano |
Bumba-meu-boi - 2º ano |
As benzedeiras das minas gerais |
Saci pererê - 2º período - Educação Infantil |
Pipas ou papagaios |