quarta-feira, 27 de abril de 2011

Juventude criativa na Escola Municipal Profª Carmelita Guimarães

Em nossa escola as turmas tem nomes de cores escolhidas pelos próprios estudantes. Para a aula de artes com a professora Maria do Carmo Oliveira Sousa(Cacati), todos criativamente elaboraram as capas de seus cadernos, para tal usaram recortes de revistas, colagens, desenhos e coloriram.
Vejamos abaixo alguns resultados:





 Hoje foram homenageados os criadores das capas de cadernos consideradas as mais criativas. Todos ao lado da professora Cacati.

Parabéns pra esses jovens artistas e a Cacati por trazer tantas idéias legais para suas aulas.

Por Maisa Fernandes

segunda-feira, 25 de abril de 2011

1º Conselho de classe - Abril 2011

Na última quarta-feira anterior ao feriado da semana santa a orientadora Luiza coordenou o conselho de classe do turno da manhã.

Antes das observações e análises sobre as dificuldades de alguns estudantes, Luíza apresentou seu projeto de trabalho com os estudantes da manhã. Neste projeto usando a técnica denominada Investigação Dialógica Luiza promoverá momentos de conversas com as turmas tendo um assunto em pauta para as discussões. Na verdade é uma introdução à filosofia, coisa que não realizamos na escola nos dias atuais. Ela já fez um levantamento de temas sugeridos pelos jovens. No próximo mês de maio o projeto terá início com reuniões mensais em horário de aula com a presença e colaboração do professor regente em sala.
Torcemos pelo sucesso da proposta.

No turno da tarde a pedagoga Vilma (de pé) analisou juntamente com as professoras as dificuldades encontradas pelos estudantes e juntas procuraram encontrar caminhos que possam colaborar para a solução das dificuldades.
Vilma aproveitou o momento para apresentar às professoras algumas mudanças pedagógicas que estão por acontecer nas propostas de trabalho do sistema municipal de ensino.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ÊJA POESIA



A bibliotecária Janaína Namorato apresentou o Projeto Poesia aos professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos. O mesmo foi bem aceito pelo professor Rogério que inicou o trabalho com seus estudantes objetivando sensibilizá-los para o gosto da leitura de poesias e até mesmo produzirem poemas.
Nos slides temos Janaína realizando oficinas de leitura com algumas turmas; Rogério apresentou aos estudantes quatro autores: 

  • Casimiro de Abreu  
  • Pedro Bandeira
  • Gonçalves Dias
  • José Paulo Paes
Conheceram o trabalho desses poetas, suas obras e inspirados fizeram paródias de algumas poesias.
Esta semana aconteceu o grande momento das apresentações de tudo que realizaram. A noite foi iniciada com a fala da diretora Adriana Ruy que parabenizou a todos os envolvidos no belo trabalho, Janaína agradeceu o apoio que recebeu para a realização de seu projeto, alguns estudantes apresentaram poesias dos autores estudados e paródias que fizeram. Professor Rogério apresentou a todos informações sobre os autores pesquisados  e houve inclusive apresentações musicais; a noite está registrada nesse slideshow.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos





Turma da EJA - 1º seguimento em aula de matemática no laboratório de informática.





Nessa turma temos avôs e avós que animadamente retornaram à escola depois de terem criado seus filhos e estarem aposentados.

A professora Márcia orientando sobre uma atividade de raciocínio no site
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=racioc%EDnio

Parabéns a esses estudantes tão animados!

Por Maisa Fernandes

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ual, nossa escola está em reformas!!!


No final do mês de março recebemos a esperada notícia de que as obras de reforma da escola teriam início; a mesma estava sendo aguardada porque há locais na escola em difíceis condições de uso. 
Os pedreiros estão trabalhando ativamente nas bases da obra porque faz parte do projeto a construção de uma quadra, mais dois banheiros, um piso superior para salas de aula e biblioteca entre outras mudanças.











Os pedreiros já organizaram seus ambientes de trabalho.









Um dos funcionários cavando a terra para construção de sapata onde futuramente será o portão principal.












No local onde será a quadra de esportes as paredes estão sendo erguidas.











Hoje esse espaço é uma área livre sem utilidade para a escola e daqui a pouco tempo será a quadra.









Ao fundo crianças saindo para jogar com a professora de educação física na campo de futebol do bairro Vila Reis que se localiza ao lado da escola.
Daqui há alguns meses isso não será mais necessário.


Por Maisa Fernandes

Arte virtual - As casas

As casas
Este desenho foi criado pelos estudantes do 5º ano em 2010; os jovens Mateus e Clara usaram o aplicativo KolourPaint, ferramenta do Linux Mandriva para criação de desenhos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

As obras do artista plástico Luiz Lopez inspirando estudantes da E. M. Profª Carmelita Guimarães

A professora Luciana Carvalho após visita à exposição de comemoração dos 30 anos de criações do artista plástico Luiz Lopez, tem trabalhado com a turma de 7º ano produções de arte através de desenhos inspirados nas obras do autor.

Vemos uma equipe concentrada produzindo imagens e a professora Luciana observando as escolhas.


Estudante e Luciana folheando o livro Luiz Lopez - 30 anos de arte que serviu de referência para que criassem seus desenhos.

A visita à exposição foi estimulante e todos estavam realizando a atividade com interesse e serenidade.

Neste desenho a estudante reproduziu uma tela do autor que retrata um campo de futebol. Posteriormente Luciana fará uma exposição das produções dos estudantes.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Assembléia elege a nova diretoria da Caixa Escolar "Manoel Ignácio Peixoto"



Na noite de 06 de abril de 2011 houve reunião da Assembléia geral para eleição do Colegiado e da nova diretoria da caixa escolar. Estiveram presentes pais, estudantes e profissionais da escola. 

Mensagem de abertura da reunião:

Um Sonho

O sonho tem um papel mágico na vida do ser humano.
Ele representa a esperança de dias melhores. Ele traduz a nossa vontade de sentir que realmente vale a pena viver. Todos os nossos planos são possíveis de se tornar realidade, para tanto é preciso firmemente acreditar nessa possibilidade. É dessa força que nasce a vitória. É dessa coragem que nasce a vontade de lutar e vencer! Abraça seus sonhos, aquele que investir em si mesmo, que busca no  conhecimento a realização do seu projeto pessoal. Na vida, anda-se para frente. Portanto... acredite em você, caminhe na direção de seus sonhos e viva-os na plenitude de quem os conquistou por merecimento.
"Só entra para o futuro quem encontra as melhores saídas no presente". E nós estamos procurando novos horizontes: O horizonte do saber, do transformar... transformar educação hoje e sempre, juntos educando e educador vencerão...

Diretora Adriana e o vice-diretor Sebastião

A reunião teve início com a Adriana lendo a mensagem acima;  após  relembrou a função do colegiado e foram eleitos os membros com participação de pais, estudantes e funcionários da escola. Nessa reunião também foi eleita a nova diretoria da Caixa Escolar "Manoel Ignácio Peixoto. Essa diretoria exercerá seu mandato no biênio 2011/2013.

Membros da nova diretoria da Caixa Escolar  
Por Maisa Fernandes

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quem será a professora de Educação Física a tarde?

Minha gente, Ana Gabriela de Almeida é a competente professora de educação física que estará conosco em 2011 para trabalhar com as crianças do turno da tarde. Ela já começou inovando. Vejamos a foto abaixo:


Aqui o trabalho é com o 1º ano, eles estão confeccionando foguetinhos apenas com jornal recortado e barbante.
Nesta atividade desenvolve-se coordenação motora fina, concentração, atenção, cooperação pois é trabalhado em equipe.

Valeu Gabriela!



Por Maisa Fernandes

terça-feira, 5 de abril de 2011

Literatura no 2º período da Educação Infantil


A professora Luciene Brito passou por nossa escola no mês de março com seu brilho. Trabalhou com o 2º período alguns dias porque a tia Alessandra necessitou se ausentar para cuidar da saúde.
Flagramos momentos de literatura através de contação de história e conhecendo sobre animais.

A fada educadora

Nessa história da própria Luciene ela utiliza dos animais para falar de higiene e cuidados com o corpo.


Galinha-d'angola
Nessa atividade as crianças mostraram seus conhecimentos sobre a ave, Luciana apresentou novas informações e desenharam galinhas usando as mãozinhas como  moldes e pintando-as com as características bolinhas brancas.













Por Maisa Fernandes

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Reuniões pedagógicas: A Informática, a Leitura e a Filosofia na escola.

Nos turnos manhã e noite a pedagoga responsável é Cristina Rios que iniciou as reuniões pedagógicas com a mensagem



Eco ou Vida 

Um filho e seu pai caminhavam pelas montanhas. De repente o filho machucou-se e grita: - Aaai!!!
Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha: - Aaai!!!
Curioso, pergunta: - Quem é você?
Recebe como resposta: - Quem é você?
Contrariado, grita: Seu covarde! Escuta como resposta: - Seu covarde!!
Olha o pai aflito: - O que é isso? O pai sorri e fala:
- Meu filho preste atenção. Então o pai grita em direção a Montanha: Eu admiro você! A voz responde: - Eu admiro você!
De novo o homem grita: - Você é um campeão!
A voz responde: - Você é um campeão!
O menino fica espantado, não entende. Então o pai explica:
- As pessoas chamam isso ECO, mas, na verdade isso é VIDA.
Ela lhe dá de volta tudo o que diz ou faz. Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas atitudes. Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no  seu coração. Se você quer mais competência da sua equipe desenvolva a sua competência. O mundo é somente a prova da nossa capacidade.
Tanto no plano pessoal quanto no profissional, a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.
Então, procure fazer o seu melhor a cada dia da sua vida.
SUA VIDA NÃO É UMA COINCIDÊNCIA, É CONSEQUÊNCIA DE VOCÊ!!!

Após leitura e reflexão da mensagem, Cristina me passou a palavra para exposição aos professores sobre a Informática na Educação.


Na oportunidade, expondo o pensamento de alguns autores conversamos sobre as atuais propostas de trabalho nas escolas fazendo uso da informática, elogiamos alguns professores que estão entendo essa dinâmica e fazendo mudanças em suas práticas e demos sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores de cada disciplina.

As profundas e rápidas transformações, em curso no mundo contemporâneo, estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação.”        
                                                                           SANTOS VIEIRA - 2002

Em seguida a orientadora Maria Luiza Costa fez avaliação pessoal de seu trabalho na escola e apresentou uma proposta de atividade a ser desenvolvida em parceria com os professores na área de filosofia. Deseja estimular nossos jovens a refletir e para tal propôs uma metodologia de ensino de filosofia denominada Investigação Dialógica do professor Juarez Sofiste. A idéia foi aceita pelos professores e Maria Luiza dará início aos preparativos para que o trabalho ocorra.

Também nesses turnos foi lido e trabalhado o artigo "Competência leitora e cidadania" da mestra Kátia Lomba Bräklin, na revista Para viver juntos de fevereiro de 2010. A revista é uma produção da Editora SM.
Inpirada na texto Cristina organizou trabalhos de grupos com o tema Leitura.

Equipes de professoras
Também foi feita uma visita à biblioteca para conhecimento das obras que existem na escola em formato de livros, jornais, revistas para o uso tanto dos professores quanto dos estudantes.


Também aconteceram lanches e comemorações dos aniversários destes três primeiros meses do ano.

Por Maisa Fernandes