quarta-feira, 30 de março de 2011

Luiz Lopez - 30 anos de arte


  O artísta plástico Luiz Lopez está comemorando 30 anos de vida artísta. Para isso realizou uma exposição no Instituto Francisca de Souza Peixoto com quadros de várias fases de sua história. O trabalho de Luiz é extremamente diversificado e rico mostrando sua sensibilidade esmerada.
Luiz realizou essa exposição e produziu livro referente seus 30 anos de arte com o apoio da Lei Ascânio Lopes de incentivo a arte e cultura de Cataguases.
A E.M.Profª Carmelita Guimarães se fez presente na exposição através da professora Luciana Carvalho com a turma do 7º ano prata.



Num primeiro contato com a turma Luiz se apresentou falando de sua carreira artística, seus primeiros trabalhos, suas inúmeras exposições, 
o que fez com que nossos jovens percebessem que seu trabalho é valorizado no Brasil.





Com muito amor pelo que realiza, Luiz  apresentou seus quadros explicando aos jovens seus sentimentos e intenções ao produzí-los; esclareceu sobre as técnicas utilizadas, das figuras geométricas presentes, a intenção das cores como também a presença de objetos agregados a algumas obras. Isso fez com que todos compreendessem melhor a obra e o artista.









 Luiz autografando para alguns estudantes.



 Pela brilhante participação e interesse durante a visita e conversas com Luiz, os jovens Fábio e Felipe foram presenteados com o livro "Luiz Lopez - 30 anos de arte".

Na foto estão Luiz Lopez ao centro abraçado ao Fábio e Felipe; a direita Luciana Carvalho e a esquerda Cristina Rios pedagoga da escola que esteve presente registrando o encontro.


 Luciana é professora de Língua Portuguesa dessa turma. Essa visita continuará sendo trabalhada com a intenção de produção de textos a partir das imagens observadas.

Parabéns Luciana por escolher essa exposição para realizar suas atividades. É imprescindível que o cataguasense conheça e valorize a obra do nosso artísta - LUIZ LOPEZ.

Por Maisa Fernandes 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Reuniões pedagógicas - espaços de reflexões

A primeira reunião pedagógica do turno da tarde em 2011 aconteceu na última sexta-feira. A pedagoga Vilma Andréia da Rocha Patrício preparou uma reunião com momentos de reflexão, dinâmica recreativa, análise e estudo de textos sobre leitura e cedeu espaço para que eu Maisa, responsável pela laboratório de informática tivesse um momento de esclarecimentos e informações valiosas com as professoras.
Esta foi uma conquista significativa para nosso trabalho, terei um tempo em todas as reuniões pedagógicas para conversar com os professores de cada turno sobre a informática na educação, avaliarmos a maneira como trabalhamos em 2010 e melhorarmos nossa atuação em 2011.
Como a informática na educação é uma criança em nosso meio educativo, há dúvidas por parte dos professores quanto a maneira como ela acontece.
Estudiosos na área nos estimulam a crer que a aula no laboratório digital é um momento do professor com a turma buscar caminhos através da tecnologia para que juntos construam seus conhecimentos.
"A informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo."(Marçal Flores 1986)
Nessa oportunidade apresentei alguns recursos da informática que poderemos fazer uso para a aquisição de conhecimentos relativos a geografia, história, matemática, literatura, língua portuguesa e todas as disciplinas que constam em nossa grade curricular bem como a navegação consciente pela internet. Ofereci pequena relação de sites educativos para que façam usam neste semestre além dos que elas mesmas descobrirem. Esse foi um momento importante em nossa prática. Agradeço as pedagogas Vilma e Cristina por me permitirem esse espaço em suas reuniões.

O enfoque dessa reunião foi LEITURA, a pedagoga Vilma Andréia ofereceu às professoras uma pasta contendo  artigos, poesias, sugestões de atividades de leitura, tipos de textos e ficha técnica de alguns autores. Parte do material foi estudado na reunião através de leituras, reflexões, elaboração de textos, dinâmicas e ... lanches.
O artigo Competência leitora e cidadania da professora Kátia Lomba Bräkling nos leva a algumas reflexões sobre a pŕatica de leitura desenvolvida pela escola nos dias atuais. Ela nos questiona:
O que é, afinal, ler?
Mas ler é apenas isso?
Por que é importante ler?
O que ler - e como aprender a ler - na escola?
Em sua abordagem nos leva a pensar que a leitura e interpretação é em acordo com o repertório de significados que cada pessoa trás consigo o que levará cada indivíduo a fazer interpretação diferente de um mesmo texto, uma vez que cada um tem uma experiência ou não com o tema tratado naquela leitura.
Segundo Bräkling ler é importante na escola porque é importante fora dela, e não o contrário.

Organizando um texto
Dinâmica da teia
Concluindo dinâmica montando aranha.

 A pedagoga Vilma fez às professoras a proposta de desenvolverem um projeto de leitura ou de poesias que foi aceito e já tivemos algumas sugestões de trabalhos que em outro momento será apresentada neste blog.

"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."
                                                                               Monteiro Lobato

 
Angelita Marcal Flores
- Capacitação e Assessoria do Docente
- Gerência de ensino e pesquisa
- Campus Unisul Virtual
  Universidade so Sul de Santa Catarina - Unisul

Kátia Lomba Bräkling
-Mestra em linguística pela PUC-SP
-Professora da pós-graduação do ISE Vera Cruz
-Autora dos PCNs de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental

quarta-feira, 16 de março de 2011

Anna, Maria e Chico na escola

Maria Aída(piano) e Anna Quintão(voz)
Ontem, Dia Nacional da Poesia, recebemos a visita da maestrina Maria Aída Barroso e da cantora Anna Quintão que estão apresentando em Cataguases esse trabalho belíssimo com as músicas de Francisco Buarque de Holanda; são várias apresentações que elas tem feito desde dezembro de 2010.
O projeto também prestigia escolas públicas levando a música e poesia de Chico Buarque para os jovens.



Os jovens ouviram e participaram pois elas trouxeram músicas que estão em acordo com a realidade de vida deles.
Nós professores também nos deliciamos com o trabalho das artístas Maria e Anna e agradecemos pela oportunidade de termos música desse nível na escola.

Obs.: O projeto Música e Poesia é patrocinado pela Lei Municipal Ascânio Lopes.

Por Maísa Fernandes

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval na escola

Carnaval do turno da tarde com crianças de Educação Infantil 1º e 2º períodos e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.
A Carmelita fez muito sucesso entre a criançada como era de esperar.


Boa folia minha gente!

Por Maisa Fernandes

É carnaval!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aconteceu há pouco, momentos de samba no pé aqui na escola. A moçada do turno da manhã juntamente com professores sambaram e riram muito preparando-se para a folia.

       
Boneca Carmelita


















Orientadora Maria Luíza








Professora Luciana Carvalho



Também tivemos apresentações de danças:

Estudantes da escola

Grupo APNs - samba de gafieira

Grupo APNs - Axé da Bahia
Mais logo teremos o carnaval do turno da tarde.