terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Produções artísticas


























Trabalhando com estudantes no site www.danoninho.com.br realizaram esta atividade bem legal. Podemos criar um jogador de futebol em modelos diversos e nomeá-lo. As crianças gostaram muito de realizar esta atividade.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Formandos do 2º período de 2010



Aconteceu há pouco a formatura do 2º período de nossa escola. Estiveram presentes pais, avós, tias e tios, primos e irmãos para curtirem este momento na vida de nossas crianças. Parabéns à meninada que venceu a 1ª etapa estudantil de suas vidas.

Por Maisa Fernandes

Formandos 2010 do Ensino Fundamental e EJA

Mais um grupo de jovens concluiu o ensino fundamental na E.M. Profª Carmelita Guimarães e alguns adultos também concluíram através da EJA-Educação de Jovens e Adultos.

Compondo a mesa está a diretora Adriana e os vices Sebastião e Hélvia. As demais são professoras representando os dois seguimentos.

9º ano
O professor Henrique da EJA 1º segmento ao lado de seus 2 estudantes formandos. Acompanhando está o vice-diretor Sebastião e a diretora Adriana.


Formandos da EJA 2º segmento que equivale ao 9º ano. São todos adultos que corajosamente retornaram à escola e pelos esforços que empreenderam aqui está o resultado: conclusão do ensino fundamental.

A diretora Adriana Ruy dirigindo-se aos estudantes numa fala de estímulo para o caminho que ainda deverão percorrer.

Formatura
Clique aqui para enviar um recado!

Por Maisa Fernandes

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Comemorou-se ontem a noite a conclusão da 1ª etapa do ensino fundamental ou do 5º ano. Os estudantes estavam nervosos com as falas e músicas que deveriam apresentar diante da platéia; era um momento solene na vida de cada um. Vejamos algumas fotos:

A mesa foi composta por:
A professora Fátima, o cabo Jorge, o vice-diretor Sebastião, a pedagoga Wilma, um representante dos pais, a professora Luciene e uma representante das mães.

Estudantes
Seguindo os passos tradicionais deste tipo de solenidade os estudantes fizeram agradecimentos aos pais, a todos os profissionais da escola, aos próprios colegas, com palavras carinhosas e músicas.


O cabo Jorge desenvolvendo com essa turma a capacitação do PROERD-Programa Educacional de Resistência às Drogas, não pode deixar de dizer algumas palavras estimulando-os para que continuem a ser as pessoas de bem que são.
Ao encerrar a cerimônia tivemos as poses para muitas fotos, vejamos:
 


Por Maisa Fernandes

Confraternização da EJA-Educação de Jovens e Adultos


 Os estudantes do EJA tiveram um jantar de confraternização ontem e hoje 09 de dezembro à noite será a formatura.


Nossas merendeiras fizeram um delicioso jantar, que foi saboreado por todos num clima de tranquilidade e alegria.

Por Maisa Fernandes

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os Primeiros habitantes da região de Cataguases



Ainda nos dias de hoje, em no município é comum ouvir muitas pessoas afirmarem que alguns de seus antepassados de origem indígena foram pegos a laço e presos a dente de cachorro. Talvez esta história seja mesmo verdade, pois capturar índios, lançando-os ou perseguindo-os com cães especialmente treinados e alimentados com carne de outros indígenas assassinados era prática comumente usada pelos colonizadores brancos da região.
Nas primeiras décadas do século XIX, encontravam-se aqui tribos indígenas dos croatos,cropós, puris e botocudos. Nômades, esses índios vieram do litoral fluminense, da região dos Campos dos Goitacazes (atual cidade de Campos, no Estado do Rio de Janeiro), através do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes, rios Pomba e Muriaé. Nessa época, o rio Pomba era mais volumoso que hoje e navegável por canoas.
Os índios puris eram pequenos, fortes e usavam cabelos compridos. Foram os últimos a ser colonizados e isto só aconteceu devido à ação de Guido Marlière. Os botocudos, mais popularmente conhecidos, usavam botoques labiais e auriculares. Eram muito temidos pelos brancos e pelas outras tribos indígenas. Os coroados receberam este nome dos brancos por causa do corte dos seus cabelos, que parecia imitar uma coroa. Eram baixos e fortes. Os coropós, bastante semelhantes fisicamente aos coroados, não usavam o mesmo corte de cabelo.
A divisão social do trabalho desses grupos calcava-se nos princípios de sexo e idade. A organização econômica baseava-se na caça e pesca - atividades tipicamente masculinas - e na coleta, exercida pelas mulheres. Com a sedentarização, forçada pelos administradores, foi-lhes imposto a agricultura: os homens faziam a derrubada, preparavam a terra e plantavam, atividade esta dividida com as mulheres, que se responsabilizavam pela colheita.
Ao entrar em contato com os brancos, os índios começaram a ser dizimados pelas guerras e doenças contagiosas como a varíola, tuberculose, sarampo e sífilis. Cada vez mais reduzidos, os bandos procuravam contatos pacíficos, entregando-se ao aldeamento como forma de garantir a sua sobrevivência, ameaçada pelos choques com os colonizadores e com outros grupos indígenas, em funçao da redução e da perda dos territórios.
Os casamentos mistos eram estimulados de forma a contemplar o processo de integração. O próprio Guido Marlière, em 1826, enviou circulares aos vigários de vilas ou cidades orientando-os sobre esses tipos de casamentos interétnicos. A grande justificativa era incorporá-los aos fundamentos da "instituição da família".
Muitos elementos transformadores foram introduzidos pelos casamentos monogâmicos e pela sedentarização forçada do grupo, acelerando, assim, a descaracterização tribal.
A partir de 1830, intensificou-se o uso do trabalho dos índios na extração da poaia, na agricultura, na construção de estradas, nos serviços militares e domésticos, principalmente após a demissão de Marlière pelo governador José de Souza Guimarães, que não concordava com a sua administração no tocante às tentativas de preservação das terras dos aldeamentos e de limitação dos casos de escravidão.
Após tantas perseguições e massacres, essas populações indígenas não resistiram à ambição do homem branco, de forma que, ao findar o século XIX, já era difícil encontrá-los na região.

Gilmar Moreira Gonçalves
Professor de História da rede municipal de ensino

Odete Valverde O. Almeida
Professora de História na FIC- Faculdades Integradas Cataguases

Este texto foi estudado pelos estudantes do 6º ano com a professora de história, Leíse Furtado Campos.

Confraternização da educação infantil em dezembro/2010

Comemorando o fechamento do ano, as duas turmas de 2º período das professoras Zilá e Ilda, fizeram um passeio na Chácara do DUDU MIX, aqui mesmo no bairro Vila Reis. Tiveram uma tarde divertida com brincadeiras, músicas e lanches. Vejamos os rostinhos alegres da meninada.










Dudu Mix, nosso animando DJ alegrando a festa.













Os meninos no pula-pula.












Professoras preparando os deliciosos quitutes para o lanche.













Alegria total.




Por Maisa Fernandes

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Projeto Intercâmbio Cultural - tema AMIZADE

A professora Eliene Mendes Garonce que trabalha nas escolas CAIC e Profª Carmelita Guimarães, realizou com as turmas de 7º e 8º anos de ambas as escolas este projeto de intercâmbio.
Durante o mesmo eles trocaram correspondências estimulados pela professora Eliene que, conversou com as turmas sobre este meio de comunicação que hoje é pouco usado entre amigos porque foi substituído pelo correio eletrônico.
Durante o projeto os estudantes trabalharam com a música POMBO CORREIO de Moraes Moreira.

Nas correspondências trocaram informações sobre seus hábitos e gostos permitindo o início de uma amizade. 

Profª Eliene entre estudantes
Fez parte do projeto um dia onde os jovens pudessem se encontrar, então as turmas do CAIC vieram à E.M.ProfªCarmelita Guimarães para se conhecerem pessoalmente, na manhã do Dia de Ação de Graças.
Satisfizeram a curiosidade, descobriram as afinidades, tudo num clima bastante alegre. Fez parte do encontro um lanche que foi curtido pela moçada.
Professora Márcia servindo os jovens
Houve momento artístico quando  estudantes apresentaram timidamente algumas músicas. Foi uma manhã significativa para todos, educandos e educadores; os jovens despediram-se interessados em manter os contatos, esperamos que possam nascer amizades que permaneçam pelos anos de suas vidas.
A professora Eliene está de parabéns pelo projeto e me disse já ter idéias em andamento para 2011, inclusive em relação a serviços sociais prestados com  a ajuda dos estudantes. Ela também agradece à direção de ambas as escolas pelo apoio que recebeu para a realização com sucesso deste trabalho.

Por Maisa Fernandes

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Eleição de diretor na E.M. Profª Carmelita Guimarães

Aconteceu ontem dia 05 de dezembro de 2010 a eleição para diretores em todas as escolas municipais de Cataguases. Segundo informações da secretária municipal Rosemery Helena de Sousa Silva as votações ocorreram de forma tranquila em todas as escolas. Selecionamos alguns momentos da nossa votação.

Mesárias
Trabalharam como mesárias a auxiliar de secretaria Suzilaine Zenóbio, a disciplinária Daniela Pereira e a professora de português Fátima Matias.








Estudante recebendo a cédula para votar.









Adriana votando.








Sebastião votando.








Abrindo a urna para apuração dos votos.




 Resultados:

Cadastrados para votar = 147 pessoas
Votantes                          =   98 pessoas(67%)
A favor da chapa 1          =   95 pessoas
Votaram em branco        =   03 pessoas
Absteram de votar          =   48 pessoas(33%)

Sebastião Lucindo e Adriana Ruy


Adriana(diretora) e Sebastião(vice-diretor), eleitos por 65% dos votos daqueles que se cadastraram para esta eleição, administrarão a E. M. Professora Carmelita Guimarães pelos próximos 4 anos. A equipe de profissionais desta escola deseja sucesso para esta dupla na realização de seus projetos de trabalho.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Plano de ação da chapa 1 da E.M.Profª Carmelita Guimarães

Prefeito Willian Lôbo

Eleição de diretores para as escolas municipais de Cataguases foi uma promessa de campanha do atual prefeito Willian Lôbo. Pois é, o ano de 2010 será encerrada com esta promessa concretizada.
No próximo domingo dia 05 de dezembro acontecerá a eleição; para tanto todas as escolas municipais estão em momento de campanha. Aqui na E. M. Profª Carmelita Guimarães foi apresentada somente uma chapa propondo a professora Adriana Gomes Ruy de Almeida como diretora e o professor Sebastião Geraldo Lucindo como vice-diretor.
Para organização destas eleições, em cada escola foi montada uma COMISSÃO INDICADORA DEMOCRÁTICA que em nossa escola ficou assim constituída:

Presidente:
Leila Cristina C. dos Santos(secretária da escola)

Representante dos pais:
Paulo Sérgio da costa
Lenira Esméria Amorim Nóbrega

Representate dos professores:
Maísa Aparecida Fernandes
Wiliana de Oliveira Silvano

Representante dos estudantes:
Maria Luiza da Silva
Rita Aparecida Coelho Pereira

Representante do quadro administrativo:
Leila Cristina C. dos Santos
Elza Maria Sirino Dias

Adriana e Sebastião(candidatos)
Em reunião na última sexta-feira ambos apresentaram à comunidade escolar a proposta de trabalho da chapa 1.

Plano de Ação da Chapa 1

Introdução

A Escola para ter um bom desenvolvimento em todos os aspectos, o processo de transformação deverá ocorrer de modo democrático. Isto faz com que os educandos se transformem moral e intelectualmente, contando com o apoio do corpo docente, equipe pedagógica e segmentos da sociedade.
A escola atual exige que o diretor assuma a liderança no conjunto das ações gerenciais (financeiras, administrativas e patrimoniais) e pedagógicas que realizam no âmbito escolar.
Com o trabalho em equipe todas as idéias passam a ser realidade, os problemas são resolvidos com mais facilidade e todos seguem o mesmo objetivo, o sucesso do processo educacional.

Justificativa

O momento de planejar é muito importante para a instituição escolar. O Plano de Ação é planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado.
Sabendo que cada escola possui uma realidade diferente, propomos a implementação de projetos que incorporem os diferentes "olhares" presentes no dia a dia da escola através da participação dos professores, alunos, funcionários, especialistas e, principalmente, a família, parte importante na formação do aluno, sobre os melhores caminhos para a escola.
Esperamos contribuir nesse processo de construção de uma escola autônoma e democrática, com a apresentação de um plano que garanta a operacionalização do planejamento participativo.

Direção (Chapa 1)

Diretor: Adriana Gomes Ruy de Almeida
Vice-diretor: Sebastião Geraldo Lucindo

Ações

  • Capacitação profissional dos docentes através de palestras, reuniões pedagógicas, dinâmicas de grupo, troca de experiẽncias, além de estimulá-los a estar sempre em busca de novos conhecimentos;
  • Projeto recuperação/reforço;
  • Implantação de projetos: Prevenção ao uso de drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, meio ambiente, conservação patrimonial, sala ambiente e sala de informática;
  • Através de reuniões pedagógicas, conscientizar os professores da necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo, dessa forma, um ambiente estimulador e agradável. Uma pedagogia centrada no aluno e não nos conteúdos;
  • Conscientização dos docentes sobre a importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos;
  • Conscientização dos docentes sobre o valor da avaliação como parâmetro diário para um planejar constante e não como medida de valor inflexível;
  • Conscientização dos docentes sobre a importância da construção de um currículo adequado ao aluno do período noturno(EJA/EJA-FIC);
  • Através de reuniões, manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma escola de qualidade;
  • Utilização da biblioteca(estímulo à leitura);
  • organização de uma bateria para o sete de setembro;
  • Feira Cultural;
  • Organização de equipes esportivas para representar a escola nas competições escolares municipais e regionais;
  • Avaliação e controle da qualidade do ensino-aprendizagem;
  • Palestras dirigidas aos alunos do período noturno para que os mesmos possam, através de informações atuais, sentir-se estimulados a frequentar as aulas, percebendo que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam enfrentar um mundo globalizado, onde a mudança se faz diariamente.
Cronograma

As metas deverão ser cumpridas no prazo de duração do mandato de diretor, quatro anos de acordo com a resolução nº 01/2010.

Conclusão

A educação é um processo a longo prazo. É uma ação solidária onde a troca e a reciprocidade constitui sua essência. A partir da consideração dessas práticas e da realidade da escola que esse plano de ação foi elaborado, onde ofereceremos condições aos nossos alunos de serem participativos no contexto escolar, valorizando-os e tornando-os através da educação, cidadãos conscientes e preparados para a sociedade.

Observação

Este planejamento é flexível, podendo ser modificado de acordo com a necessidade.

Até domingo.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Campeões esportistas em Cataguases


Com muito orgulho, o jovem Jader Queiroz do 9º ano chegou esta semana carregando no peito as medalhas de 2º e 3º lugares do campeonato estadual de natação acontecido em Viçosa-MG.
Venceu na categoria Infantil sendo o 3º lugar na prova de revezamento e o 2º lugar na prova 50 m peito. Jader representou Cataguases através do SESI.


Paralelamente acontecia na Escolinha de Futebol do bairro Vila Reis um campeonato interno; os estudantes também do 9º ano Mateus Pereira de Souza, Pablo Ferreira Coelho e Felipe Silva exibiram o belo troféu de campeões que conquistaram.
Parabéns moçada, jovem deve participar e atuar sempre, com vontade e determinação pois nessa fase de nossas vidas estamos adquirindo conhecimentos e experiências que contribuirão de forma significativa para nossa atuação na sociedade quando adultos.
Continuem!

Por Maisa Fernandes