quinta-feira, 24 de junho de 2010

Arte na escola

A pequena estudante Gizela Nóbrega de 4 anos, é do 1º período da professora Alessandra. Nesta tarde estava fazendo um desenho, inspirado na família do Chaves, personagem que ela adora.

Estimulando desde cedo as crianças vão descobrindo suas aptidões para mais tarde terem possibilidades de escolher seus caminhos; cabe aos educadores tanto professores quanto pais o papel de estimular essa descoberta em cada criança e jovem.
Por Maisa Fernandes

terça-feira, 22 de junho de 2010

O seu lixo é o lixo de todos

Alexandra Teixeira de Oliveira foi a vencedora do 2º lugar do concurso de redação promovido pela Polícia Florestal nas escolas de Cataguases; o tema proposto foi O SEU LIXO É O LIXO DE TODOS.

Um dos grandes problemas que está afetando o nosso planeta é o lixo, em cada lugar que vamos, encontramos grande quantidade. Por isso temos que nos conscientizar, aproveitando melhor o lixo que está em toda parte aonde vamos, principalmente nos rios e lagos, onde estão jogando garrafas de plástico, móveis estragados e vários outros objetos, provocando enchentes na época das chuvas, que alagam toda a nossa cidade, deixando pessoas desabrigadas. 
Temos que cuidar bem do nosso lixo, tentando reciclar tudo que for possível. Assim evitaremos tantos males causados por ele, como a dengue que é uma doença que está matando muita gente em nosso país.
Algumas pessoas tentam aproveitar o lixo reciclando em casa, mas outras não pensam que no futuro quem vai sofrer são os netos, bisnetos...
O seu lixo é o lixo de todos, por isso cuide bem dele, faça a sua parte. Não ignore esse problema.

A redação foi produzida em aula de Língua Portuguesa com a professora Elizabeth Aparecida Teixeira no 7º ano.
Abaixo entrega de certificados aos três primeiros lugares no Instituto Francisca de Souza Peixoto.

Do lado direito de Alexandra está a secretária municipal de educação Rosimere Helena Silva e, do lado esquerdo a professora Elizabeth Teixeira acompanhada da diretora da escola Adriana Ruy.
O prêmio do concurso foi um passeio de barco na Usina Maurício acompanhada por profissionais da Polícia Florestal.

Alexandra sendo preparada para o passeio de barco.

A diretora Adriana também sendo preparada para o passeio.

  Usina Maurício














Por Maisa Fernandes

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Passeio na cidade de Cataguases

Professora Márcia Freitas com a estudante Letícia de Barros

Após o passeio que todas as turmas fizeram pela cidade participando do Projeto Educação Patrimonial, a professora de geografia Márcia Freitas solicitou produções de texto narrando o mesmo, segue a produção de Letícia Amorim de Barros do 9º ano.

Passeio na cidade de Cataguases

No dia 1º de junho de 2010, nós da Escola Municipal Professora Carmelita Guimarães, fomos fazer um passeio pelos pontos turísticos de nossa cidade, que por incrível que pareça é uma cidade cheia de belas histórias. Primeiro nós fomos visitar a Praça Chácara Dona Catarina, onde conhecemos um pouco mais sobre a história da atual praça. Nós entramos na antiga casa da Dona Catarina, onde a instrutora nos explicou sobre tudo o que há lá dentro. 
Dentro da casa tem muitas coisas bonitas, muitos quadros de muitos anos atrás, todos nós ficamos maravilhados com tanta beleza.
Depois fomos ao Educandário, onde vimos um lindo jardim e a sala de memórias onde tem muitas coisas interessantes, a nossa instrutora nos explicou sobre cada uma das coisas que vimos na sala, coisas antigas mas que estão muito bem conservadas. Nosso próximo passeio foi no Centro Cultural Humberto Mauro, onde vimos a sala multimídia, um lugar maravilhoso, vimos como era o cinema antigamente e também vimos alguns filmes que Humberto Mauro fez, o Centro Cultural Humberto Mauro foi um dos lugares que eu mais gostei de visitar. O último lugar visitado foi o Horto Florestal ou Estação Ecológica Água Limpa. Os instrutores explicaram sobre a História do Horto, disseram que antigamente a Estação Ecológica Água Limpa era uma fazenda de café, só em 1924 que a antiga fazenda virou o Horto Florestal, um lugar lindo para ser visitado, enquanto estávamos no Horto, ouvimos muitos sons de diversos bichos, pois lá tem um silêncio encantador e também é um lugar ótimo para podermos visitar no verão, porque tem muitas árvores, com isso o ambiente fica fresquinho. Adorei nosso passeio pelo Horto, andamos em uma trilha chamada vinhático e eles explicaram sobre as plantas e as árvores.

Parabéns Letícia! É isso mesmo Márcia.

Por Maisa Fernandes

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A COPASA em Cataguases

Na semana passada tivemos a visita da COPASA em nossa escola através de sua funcionária Marly Pereira que realizou um trabalho de esclarecimentos e informações sobre:
A COPASA em Cataguases
O Tratamento de água
Doenças de veiculação hídrica, etc.

Para a realização do trabalho Marly trouxe vídeos, painéis e folhetos educativos que distribuiu para os estudantes.









Marly trabalhando com turma do 6º ano pela manhã.











Marly apresentando seu trabalho para turmas do EJA - Educação de Jovens e Adultos a noite.









O trabalho realizado por Marly faz parte do Programa Chuá - Educação Sanitária e Ambiental da Copasa, atendendo convite da coordenadora pedagógica Cristina Rios.
Agradecemos à Marly pelo belo e significativo trabalho.

Por Maisa Fernandes

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Hora Cívica referente datas de maio/2010


Turma do 3º ano da professora Mônica apresentando a música "FÂ" de Christian e Cristiano em homenagem às mães. Vê-se que as crianças cantaram com emoção, podemos ver os olhos fechados da Greiciane.

O 3º ano da professora Wânia transformou em peça um texto de Maurício Veneza que trabalharam nas aulas de literatura quando estudaram sobre personagens e narrador de um texto. Ficou muito legal a peça. Segue o texto abaixo:

Meia palavra não basta
                                                   Maurício Veneza
O burro passou correndo perto do tamanduá. Curioso, o tamanduá perguntou ao burro aonde ele ia com tanta pressa. O burro respondeu, mas o tamanduá não ouviu direito. Só deu pra entender que a resposta terminava em "eiro".
-Dinheiro? Deve ter alguém dando dinheiro! Vou lá também!
Os dois passaram correndo perto da onça.
-Aonde vocês vão correndo desse jeito?
-Dinheiro!
-Bombeiro?! Será que a mata está pegando fogo?
Saiu então correndo atrás do tamanduá, que corria atrás do burro.
O sapo viu os três correndo e perguntou:
-O que está havendo? Que pressa é essa?
-Fogo!
-Jogo? Ih, é mesmo! Acho que a decisão do campeonato já começou!
E foi pulando atrás da onça, que corria atrás do tamanduá, que corria atrás do burro.
Vendo aquela correria, a formiga perguntou o que estava acontecendo.
-Começou!
-Tropeçou? Quem tropeçou? Ih, caiu, está muito machucado?
E lá foi ela correndo atrás do sapo, que pulava atrás da onça, que corria atrás da onça, que corria atrás do tamanduá, que corria atrás do burro.
Logo o grupo chegou à casa do burro, que entrou esbafurido. Depois de um tempo, voltou sorrindo aliviado. Só então percebeu a presença dos outros bichos em frente à sua casa.
-Ué, o que vocês estão fazendo aí?
-Ué digo eu, burro. Cadê o dinheiro?
-E o incêndio?
-E o jogo?
-E quem tropeçou? Ficou muito machucado?
-Não tem nada disso aqui não, pessoal! Eu vim correndo porque estava morrendo de vontade de ir ao banheiro...
               

Foi muito legal a surpresa de todos ao fim da peça com a desatenção da bicharada que, retratou o que está acontecendo com as pessoas correndo daqui pra lá e de lá pra cá, sem dar muita atenção ao que se faz. Parabéns professora Wânia pelo texto escolhido e pelo trabalho desenvolvido com a turma.

Por Maisa Fernandes

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Prevenindo doenças sexualmente transmissíveis

As estudantes do curso de enfermagem da DOCTUM Eveline Rezende e Cassiana de Freitas estiveram presentes na escola, juntamente com a professora enfermeira Márcia Dutra. Vieram a convite do PROJOVEM para a realização de palestra sobre sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, uso correto e constante de preservativos dentre outros assuntos. Este trabalho faz parte da parceria com o PROVIDA sendo executado pelo grupo ATITUDE nas escolas municipais, estaduais e particulares.
Aproveitando a oportunidade estudantes da EJA - Educação de Jovens e Adultos também participaram da palestra.

Por Maisa Fernandes

Olimpíadas de Matemática

Estamos no 6º ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.  Ontem 08 de junho foi o dia da prova da 1ª fase, alguns estudantes do 8º ano compenetrados realizando-a.


Na foto acima uma turma do EJA- 2º segmento também participando da olimpíada. Em pé Wiliana, professora de matemática da turma.
Nosso escola como sempre participando ativamente do movimento educacional.

Por Maisa Fernandes

terça-feira, 8 de junho de 2010

Projeto Educação Patrimonial

O Projeto Educação Patrimonial em 2010 está acontecendo com o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Educação Infantil em todas as escolas municipais.
Os professores estão desenvolvendo atividades vinculadas à valorização de nossa cidade, definindo qual patrimônio escolher para tombar e visitando locais turísticos e culturais de Cataguases; que é parte do projeto.

Estudantes do 9º ano no Horto Florestal

O passeio é coordenado pela pedagoga Virgínia Nascimento com o apoio de técnicos do curso de Meio Ambiente. No roteiro de visitas está a Chácara Dona Catarina, Educandário Dom Silvério, Igreja Santa Rita, Memorial Humberto Mauro(C.C.Humberto Mauro), Horto Florestal.

Crianças de 1º e 2º períodos na sala com fotos de personalidades de Cataguases, pessoas que atuaram na política, saúde, educação; encontraram foto da professora Carmelita Guimarães, isso na Chácara Dona Catarina.

No Horto na dinâmica do espelho; o objetivo é que se vejam como pessoas importantes e acompanhadas das árvores.

Sala ao ar livre onde o biógrafo e instrutores conversam sobre a preservação do meio ambiente e a participação das crianças neste processo.
É um trabalho muito rico este que tem por objetivo desenvolver nos estudantes de todas as idades o conhecimento sobre Cataguases e a importância dela cultural e educacionalmente.
Um cidadão que conhece sua cidade é capaz de apresentá-la a todo visitante com satisfação e orgulho.
Parabéns Virgínia.

Por Maisa Fernandes

terça-feira, 1 de junho de 2010

WORLD CUP - COPA DO MUNDO DE 2010

A professora Luciana Carvalho de Sousa(inglês), está desenvolvendo um novo projeto bastante interessante, com os 7º anos.Os assuntos são esportes e a Copa do Mundo de Futebol 2010.
Com este projeto deseja desenvolver leitura em inglês, oralidade, identificar diferentes tipos de esportes com valorização das diversas culturas,conhecer a história das copas e o pais sede neste ano(África do Sul).
Como parte do projeto na semana passada os 7º anos receberam a visita do secretário de esportes do município Sr.José Vítor Lima, que fez uma palestra apresentando para as turmas a sua história de vida.

José Vítor é de Cataguases, desde bem jovem iniciou no futebol, chegando a ser profissional e atuando em clubes famosos viajando para outras regiões do Brasil e também para o exterior.
Os jovens deram muita atenção para José Vítor que apresentou a todos sua experiência de vida, que é rica e bastante significativa na luta pela sobrevivência, realizações, conquistando sempre com dignidade seu espaço profissional e como cidadão.

José Vítor entre Cristina Rios, pedagoga (esquerda) e Luciana, professora (direita) tendo ao fundo painel com algumas fotos de sua trajetória profissional.
A direção da escola e os estudantes agradecem a oportunidade de conhecer um pouco da história de um profissional como você José Vítor. Desejamos seu sucesso sempre e que retorne para outros momentos.

Por Maisa Fernandes